Chose the language

Pesquisar este blog

Solaris

Quando falamos de Rock Progressivo Húngaro, uma das primeiras bandas que figuram no plantel do país é o Solaris. Criada em 1980 por amigos de escola, o Solaris logo se revelou uma banda promissora lançando um single (”Rock Hullam“) que figurou muito tempo nas rádios de Rock do país. Seu som se assemelha muito com Jethro Tull (Devido à presença de flautas) ou as vezes a Jean Michel Jarre, mas eles possuem uma sonoridade única, com belos momentos tranquilos, guiado por teclados e outros momentos epsados onde a guitarra leva o som. A formaçao da banda no início era Ferenc Raus (Bateria), Gabor Kisszabop (Baixo), Csaba Bogdan (Guitarra) e os amigos de escola Istvan Cziglan (Guitarras), Attila Kollar (Flauta) and Robert Erdesz (Teclados). Em 1981 eles gravam outro single “Eden/Counterpoint“, e banda se prepara para iniciar as gravações de um disco.

A formação clássica da banda entre ‘83 e ‘85 era Attila Kollar, Istvan Cziglan, Robert Erdesz e os novos integrantes Laszlo Gomor (Bateria) e Tamas Pocs (Baixo) e com esta formação eles lançaram seu primeiro disco “The Martian Chronicles” (lançado em Húngaro com o nome Marsbéli Kronikák). Em 1990 a banda lança um disco duplo intitulado somente como “1990” e cada integrante segue seu caminho, fundando novas bandas ou participando de outros projetos. O Solaris tinha acabado.

Porém, em 1995 eles foram chamados para ser a banda que iria encabeçar o ProgFest daquele ano. E então a banda retorna aos palcos, e toca em festivais durante os 3 anos seguintes (inclusive tocando no Rio Art Rock Festival em 1998). Porém, com uma doença incurável, o guitarrista co-líder da banda Istvan Cziglan falece e banda novamente termina.

Em 1998 sai o disco “Nostradamus - The Book of Prophecies” com as ultimas gravações de Istvan na banda. Não foram feitas excursões deste disco, e a partir daí a banda começou a lançar uma trilogia chamada “Official Bootleg” com materias nao lançados oficialmente até então.

Os 3 discos são “Back to the Roots“, “NOAB” e “Los Angeles 2026“. O House of Prog trás para vocês o segundo deles, lançado em 2000 “NOAB”. Neste disco, o grande momento é a própria NOAB, um épico de 21 minutos com grandes flautas e variações de todo tipo.


Site Oficial : http://www.solaris.hu/index_eng.htm


Video :

1 comentários:

Conheço a banda...
destaque p faixa 07 album Marsbeli Kronikak
Mto bom, mesmo.

 

Postar um comentário